Foi comprar chapéu nas seção de abajur e ainda estava vendo se ficaria legal só loira mesmo.
terça-feira, 27 de maio de 2014
Ficou bom meu chapéu?
Foi comprar chapéu nas seção de abajur e ainda estava vendo se ficaria legal só loira mesmo.
Lavar cores separadas.
Porque fazem essas piadinhas com as loiras né, sou loira e so falo um pouco de besteira..rsrsrsrs
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Michael Jackson esta vivo e aparece em fotos recentes
Além das provas que o jornalista apresentou no programa Balanço Geral, fãs pelo mundo todo reúnem imagens sobre possíveis aparições do músico em diferentes países.
Nesta imagem um fã acredita ter visto Michael Jackson no aeroporto de Miami, nos Estados Unidos
O músico pode ter aparecido em Israel
E também poderia estar passeando tranquilamente pela Suíça
AnteriorEm meio a uma multidão, Michael poderia estar andando pela rua durante uma chuva no Reino Unido
BOMBA!!! Sasha (filha de Xuxa) está namorando ator global, VEJA QUEM É
Ao que parece Sasha já encontrou um novo amor. Depois de boatos surgirem de que a filha de Xuxa estaria namorando um colega de escola, a coluna Retratos da Vida, do jornal 'Extra', revelou que a herdeira da família Meneghel estaria vivendo um affair com Bernardo Mesquita.
De acordo com a publicação, os dois teriam se aproximado nos últimos dias e Xuxa já estaria ciente do romance. Para quem não sabe, Bernardo ficou conhecido em 2009, quando interpretou um príncipe no filme 'Xuxa e o Mistério da Feiurinha' e fez par romântico com Sasha. O rapaz ainda trabalhou como repórter do 'TV Xuxa'. Vale lembrar que Bernardo tem 20 anos e Sasha 15.
Isis Valverde rompe feio com Cauã após ele pedir para voltar para...
Enquanto tenta, a todo custo, voltar para Grazi Massafera, Cauã Reymond acabou perdendo todas as chances que tinha com Isis Valverde. A atriz, que esperava ser assumida por ele, rompeu o relacionamento há cerca de um mês e de forma nada amigável. A briga foi tão feia que os dois até pararam de se falar de vez. Isis ficou bastante magoada ao saber que depois de tudo o que passou (ser apontada como a pivô da separação do casal e ainda sofrer um acidente de carro que a deixou impossibilitada de trabalhar), Cauã ainda preferiu a ex-mulher.
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Xuxa é humilhada e chamada de pedófila no congresso nacional por deputado
“Coloca a Xuxa pra falar contra pedofilia é o mesmo que por a Suzane Richthofen para falar sobre proteger os pais” disse Romário.
A sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara foi marcada na manhã desta quarta-feira (21), por bate-boca entre parlamentares, sendo que o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) chegou a hostilizar e constranger a apresentadora Xuxa Meneghel, que realizava agenda na Casa.
A reunião foi tumultuada do início ao fim porque os deputados discutiam a redação final da chamada "Lei da Palmada", que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e proíbe a aplicação de castigos físicos a crianças e adolescentes. A bancada evangélica é ferrenha opositora da matéria - que aguarda votação no colegiado há dois anos - e tentava evitar que ela fosse concluída.
quinta-feira, 22 de maio de 2014
Comentário tarado deixa moça com medo e...
Após comentários tarado essa jovem deletou seu perfil e ficou muito preocupada com sua segurança o tarado em questão continuou incomodando a moça e chegou muito perto de sua cada.
O poste é idiota, mas o pior foram os comentários.
Isso é foto que se tire? E ainda posta no face? Os comentários não perdoaram as modelos do banheiro.
Da uma apertadinha aí, ta durinho?
Homem fica sem jeito com atitude de certas mulheres, sempre surpreendentes elas tem o dom de mexer a estrutura masculina e nesse caso não foi diferente basta ler os comentários.
Foto postada em momento estranho causa polêmica na internet
Foi cortar o cabelo e recebeu serviço extra? SQN.
Foto postada em momento estranho causa polêmica na internet,.
Foi cortar o cabelo e recebeu serviço extra? SQN. Na verdade tudo não passou de um mel entendido o que a moças estava fazendo era ajudar seu irmão a fechar se zeipper..
domingo, 18 de maio de 2014
Depois dessa podemos devolver o Brasil para os Índios.
Que foto mais idiota, isso só degrada a figura da mulhre até que ponto uma criatura dessas pode chegar, ridículo e em mim só causa uma sensação de dó de um casal medíocre desses..
Casal deixa vazar na net foto íntima e vira alvo de comentários maldosos.
Tem pessoas que não se cuidam mesmo, não sabemos se querem aparecer ou se foi realmente um acidente o que acontece é que as pessoas não perdoam e massacram no comentários.
Garotas fazem foto sensual gay e causam revolta na internet.
GAROTAS QUE POSTARAM AS FOTOS DE MOMENTOS GAYS E CAUSARAM REVOLTA NA INTERNET A DEISEERAM QUE SE ATÉ A REDE GLOBO TA APOINADO ESSES TIPOS DE RELACINOMENTOS E VEM VEICULANDO EM HORÁQRIO NOBRE PORQUE NÃO ELAS ASSUMIREM ESSA POSTURA, TENHO PENA DOS PAIS POIS COM CERTEZA MESMO EM TEMPOS DE LIBERALIDADE VÃO SOFRER MUITO.
sábado, 10 de maio de 2014
Confira as melhores dicas para controlar a dieta nos eventos.
Seguir uma dieta à risca não é tarefa fácil, ainda mais quando surgem inesperadamente convites para festa e jantares. Nesses momentos é inevitável surgir dúvidas sobre como não desviar o foco do emagrecimento comendo fora de casa. Consultamos então o mais novo livro - "Magra para Sempre e com Saúde" - da americana Jillian Michaels, autora de vários best-sellers sobre saúde, bem-estar e fitness, para descobrir os seus segredos de como evitar aquelas clássicas escorregadas nessas situações desafiadoras. Confira!
Hora da festa
1. Faça um lanchinho antes de sair de casa. Isso evita que você seja atraída por alimentos que não sejam saudáveis.
2. Leve um prato saudável para que todos possam experimentar. Assim você será uma convidada solidária e ainda vai camuflar as tentações.
3. Se você for a anfitriã, procure acrescentar pratos leves ao cardápio. Vá de frango assado em vez de frito. Use homus em vez de patês pesados para seus palitinhos de legumes. Peça pizza vegetariana de massa fina com queijo light em vez de massa grossa com muita coisa em cima.
4. Use pratos pequenos e se sirva com porções menores. Isso ajuda a comer de tudo, mas ingerir poucas calorias. Dessa forma é possível participar integralmente da festa.
5. Beba qualquer tipo de bebida em taças de vinho para se sentir mais parte do evento. Aproveite para experimentar água com gás com um pouquinho de suco de cranberry.
6. Se quiser beber, lembre-se de emagrecer os drinks: alterne cada coquetel com um copo de água. Isso vai te ajudar a segurar o álcool e também a fome.
Sobrevivência em restaurantes
7. Deixe todos os molhos e patês de lado para que você possa controlar a quantidade de calorias que ingere. Uma colher de sopa de molhos de salada e condimentos podem acrescentar 100 ou mais calorias ao prato.
8. Guarnições podem ser fatais. Um cheeseburger de 500 calorias pode de transformar em uma refeição de 1500 calorias quando acompanhado de batatas e bebida. Até aquele filé de peixe, que parece magro, quando servido com batatas assadas pode resultar em até 700 calorias ingeridas. Portanto, procure sempre trocar amidos por verduras. Saladinhas (com molho à parte, é claro) e legumes no vapor são a melhor aposta.
9. Encontre restaurantes que você goste muito, e torne-os seus lugares para bater cartão. Procure sempre pelos que sirvam comidas saudáveis e que, se possível, listem as calorias do cardápio.
10. Se você gosta de sopa, certifique-se de escolher sopas à base de água, como purês, minestrone e canja, em vez de sopas à base de creme de leite ou cremes.
11. Sempre pergunte ao garçom se é possível preparar a comida sem manteiga ou óleo.
12. Em restaurantes com porções generosas, peça que o garçom traga metade do prato e embrulhe a outra metade para viagem. Dessa forma, você irá poupar calorias e não vai passar vontade com a comida no prato.
13. Outra opção para administrar o problema da porção grande é dividir o prato com o seu parceiro de mesa.
14. Quem foi que disse que você tem que pedir uma entrada, um prato principal e uma sobremesa? Vá direto a segunda opção e salve a sua boa forma. Agora, se for uma tradição, prefira salada sem acompanhamentos. Ou então peça duas entradas leves como prato principal.
15. Evite especificamente comidas que estejam descritas com palavras perigosas, como coberto, recheado, macio, frito e cremoso. Elas representam uma quantidade absurda de calorias.
16. Já comeu uma omelete ou pizza que estejam pingando de óleo? É fácil retirar o excesso colocando sobre a fatia guardanapos absorventes. Fazendo isso você economizar em torno de 100 e 200 calorias.
17. Em restaurantes mexicanos, escolha tacos grelhados em tortilhas de milho ou, melhor ainda, peça uma tigela de taco ou burrito (com salada em vez de arroz). Experimente carne assada e tostadas. Como acompanhamento, prefira feijão-preto, desde que não seja preparado com bacon.
18. Nos restaurantes árabes, peça souvlaki, kebabs, salada grega, tabule, homus, coalhada ou pão sírio.
19. Já nos orientais, experimente sashimi, salada de algas, satay de frango e arroa integral. Dê preferência a alimentos preparados no vapor.
20. Agora, quando a cozinha for italiana, coma frango grelhado ou frutos do mar, macarrão sem creme de leite ou minestrone.
Aprenda a evitar as celulites com...
Mesmo as mulheres magras podem ter celulite. "O problema é consequência de fatores como mudança hormonal, retenção de líquido, má circulação e alimentação inadequada", explica a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Mas é possível vencê-la. Basta incluir os alimentos certos na sua dieta e fazer exercícios regularmente. Além de diminuir a aparência de casca de laranja, a mudança de hábitos emagrece.
Os alimentos que ajudam nessa batalha
Frutas cítricas, gengibre, salsinha e hortelã: contribuem para a eliminação das toxinas do organismo.
Soja: favorece o equilíbrio hormonal, prevenindo a formação dos furinhos.
Vegetais verde-escuros: melhoram a circulação e desintoxicam.
Sardinha, atum e linhaça: ricos em ômega 3, têm ação anti-inflamatória, essencial para combater a celulite.
CARDÁPIO ANTICELULITE
CAFÉ DA MANHÃ
1 copo de água + 1 col. (sopa) de salsinha crua + 1 fatia grossa de melão + 1 col. (sob.) de linhaça triturada batidos no liquidificador + 1 fatia de pão de forma integral + 1 fatia de queijo minas light
OU
1 copo de água + 1 cm de gengibre fresco ralado + ½ papaia picado + 1 col. (sob.) de linhaça triturada batidos no liquidificador + 1 fatia de pão integral light + 3 fatias de peito de peru
OU
1 copo de água + 1 fatia de abacaxi + 1 col. (sopa) de hortelã picado + 1 col. (sob.) de semente de linhaça triturada batidos no liquidificador + 1 fatia de pão integral light + 1 fatia de queijo minas light
LANCHE DA MANHÃ
1 maçã
OU
1 laranja ou 1 fatia de abacaxi
ALMOÇO
1 prato de salada de folhas variadas + 1 tomate + ½ pepino + 1 col. (sopa) de cenoura ralada + 1 col. (chá) de salsinha picada + ¼ col. (sopa) de azeite + sal e vinagre a gosto acompanhada de uma das opções abaixo:
1. 2 col. (sopa) de arroz integral + ½ concha de feijão carioquinha + 2 col. (sopa) de carne moída +1 col. (sopa) de escarola refogada
2. 2 col. (sopa) de arroz integral + 3 col. (sopa) de picadinho de frango com legumes
3. 1 pegador de espaguete integral com espinafre + 1 filé de frango grelhado
LANCHE DA TARDE
1 iogurte natural desnatado + 1 banana prata + ½ col. (chá) de canela + 1 col. (sopa) de aveia em flocos
OU
2 torradas integrais + 1 fatia de queijo minas light + 1 fatia de melão
OU
1 taça de gelatina diet
JANTAR
½ prato de salada de repolho + 1 omelete com 2 ovos e ervas + 1 kiwi
OU
1 prato (sob.) de salada de legumes (cenoura, chuchu, vagem etc.) + 1 pedaço de frango assado no suco de laranja + 1 ameixa
OU
1 prato de salada de folhas verdes + 1 col. (chá) de salsinha picada + ¼ col. (sopa) de azeite + sal e vinagre a gosto + 2 fatias de pão integral light + atum em água temperado com ervas e gergelim
CEIA
1 xíc. de chá de hortelã, camomila, canela ou hibisco
Aprenda a emagrecer com café verde.
Verde x Preto
O café verde nada mais é do que aquele que não passou pelo processo de torrefação - é nessa etapa que a bebida ganha aroma e sabor agradáveis, próprios para a degustação. O extrato do fruto in natura, portanto, não é gostoso. Por isso, é consumido apenas em forma de cápsulas, encontradas em lojas de produtos naturais ou, então, manipuladas. Há outras diferenças na comparação com o café preto. Por exemplo: possui uma dose um pouco maior de cafeína e alta concentração de ácido clorogênico, elemento que se perde durante o processo de torrefação. Segundo os especialistas, é essa a substância responsável pelo emagrecimento. De acordo com um estudo da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, realizado no ano passado, o consumo de três cápsulas de 400 miligramas todos os dias - 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar - reduz em até 10% o peso corporal em cerca de dois meses. Ou seja, em tese, uma mulher de 60 quilos poderia perder até 6 quilos em 60 dias graças à ingestão do extrato de café verde.
A ação no organismo
"O ácido clorogênico impede que o organismo utilize o açúcar dos alimentos ingeridos como fonte de energia. Assim, o corpo é obrigado a retirar essa energia do próprio estoque de gordura", explica a médica nutróloga Marcella Duarte, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Na prática, significa que, além de evitar o acúmulo de gordura localizada, a substância ajuda a regular os níveis de glicose no sangue - motivo pelo qual o café verde tem sido indicado para pacientes diabéticos como auxiliar no tratamento da doença. Também existem relatos sobre sua ação na melhora do humor, o que o tornaria um possível aliado no combate à depressão. Mas isso ainda não está comprovado.
Para a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo, a cafeína é outro componente a ser levado em conta na perda de peso. "Apesar de a quantidade em relação ao café preto ser só um pouco maior, a ação termogênica dessa substância é importante por estimular o metabolismo", diz a especialista. Trata-se de um recurso eficaz, mas é preciso lembrar que as cápsulas não fazem milagre sozinhas. "Elas podem potencializar a dieta, acelerando os resultados, mas só fazem sentido como coadjuvante de uma rotina saudável que inclua exercícios e alimentação balanceada", ressalta a nutricionista Flávia Morais, da rede de lojas Mundo Verde, que comercializa as cápsulas. Embora seja natural e não necessite de recomendação médica, o consumo contínuo pode agravar casos de hipertensão, úlcera, gastrite e insônia - então, melhor checar com seu médico ou nutricionista a indicação de uso para você.
Invista em mais uma dieta do metabolismo.
Ao acordar
Tome café da manhã
Todo santo dia. "Durante a noite, nosso corpo consome as reservas de calorias acumuladas no fim do dia. Se você não se alimentar pela manhã, entrará no processo de catabolismo muscular, ou seja, começará a perder massa magra", afirma o nutricionista e fisiologista Ricardo Zanuto, doutor pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Numa pesquisa do periódico American Jornal of Epidemiology, voluntários que ingeriram de 22 a 55% de suas calorias totais no desjejum ganharam em média 1,7 kg ao longo de quatro anos. Já aqueles que comeram de zero a 11% das calorias nessa refeição acumularam quase 3 kg extras.
Beba suco verde e coma carboidratos complexos
"Tome suco verde, sempre misturando uma raiz, uma folha e uma fruta, como couve, maçã e cenoura, que garantem energia, somado a um carboidrato complexo de lenta absorção, como cereais, tapioca ou pão integral", recomenda a nutricionista Daniela Jobst, consultora de WH. Não se esqueça de que os alimentos feitos com carboidratos refinados - pão branco e biscoitos - são digeridos rapidamente, causando picos de insulina e fome em pouco tempo.
Consuma café
Um estudo do periódico internacional Physiology & Behavior descobriu que a taxa média metabólica de pessoas que bebiam regularmente café com cafeína era 16% maior do que daqueles que tomavam a versão descafeinada. "A cafeína estimula o neurotransmissor norepinefrina, que comanda a queima de calorias", explica Daniela.
No trabalho
Coma proteínas magras no almoço
Ingerir proteínas em cada refeição ajuda a construir e manter a massa muscular. Os músculos queimam mais calorias do que a gordura, mesmo em repouso. Consuma 30 g de proteína, equivalente a um filé de 120 g de frango ou de filé-mignon. Coloque também no prato alimentos termogênicos (aqueles que aceleram o gasto de energia), como gengibre, pimenta vermelha e açafrão.
Beba água gelada
Pesquisadores da Universidade de Utah, nos EUA, descobriram que voluntários que beberam de oito a 12 copos de água gelada por dia tinham taxas metabólicas maiores do que aqueles que tomaram a versão ao natural. "A água gelada é termogênica por aumentar a circulação sanguínea e favorecer o aumento do metabolismo", diz Zanuto.
Na academia
Se dê um tempo
Você sempre procura encurtar o treino? Aumente a intensidade do exercício e queime mais calorias em menos tempo. Em um estudo australiano, voluntárias pedalaram por 40 minutos em um ritmo constante ou por 20 minutos alternando aceleração máxima e cadência fácil. Após 15 semanas, as que treinaram com intervalos perderam três vezes mais gordura corporal se comparadas às que se exercitaram em um ritmo constante. "Comece com 5 minutos de trote e 30 segundos de tiros por 20 minutos", recomenda Zanuto. "Após essa adaptação, o tempo de trote pode diminuir e o dos tiros, aumentar."
Vá devagar
No treino de força, conte até 3 ao retornar o peso à posição inicial. Malhar nesse ritmo acelera a quebra de tecido muscular. O processo de reparo do músculo mantém o metabolismo elevado por até 72 horas após o exercício, segundo da Universidade Wayne State, nos EUA. E esqueça os pesos levinhos - os halteres precisam ser pesados para você ter dificuldade de completar as repetições.
À noite
Desista da segunda caipirinha
Ingerir duas doses de bebida (como dois copos de vinho) freia a queima de gordura em 73%. Isso porque o fígado converte o álcool em acetato e o usa como combustível, em vez das reservas de gordura, relatam pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA.
Saia à francesa
Não estenda a noitada. Quando você dorme menos do que deveria, desperdiça os hormônios leptina e grelina, reguladores do apetite. Cientistas da Universidade Stanford, nos EUA, descobriram que pessoas que dormiam menos de sete horas e meia por noite tinham mais massa corporal do que quem repousava além disso.
Coloque no prato alimentos termogênicos (aqueles que aceleram o gasto de energia), como gengibre, pimenta vermelha e açafrão.
Aprenda como recuperar a magreza após a gravidez
Como se não bastasse serem lindas e magras, Gisele Bündchen, Claudia Leitte e Kate Middleton nos deixaram de queixo caído ao posar com as curvas em dia apenas semanas depois de darem à luz. Impressionante, não é? Pois saiba que elas não são regra - nem exceção. Fique por dentro dos fatores que influenciam na retomada do peso antigo.
1. Controle de peso na gravidez
Engordar menos durante ela é fator decisivo. "Algumas mulheres voltam ao peso pré-gestacional no primeiro retorno pós-parto", diz Tathiana Parmigiano, ginecologista do esporte do Hospital das Clínicas. de São Paulo. Mas a médica ressalta que não há um tempo médio para a barriga secar. A rotina de exercícios antes e durante a gestação e o tipo de dieta influenciam esse prazo.
2. Amamentação
Durante esse período, o organismo da mãe produz uma gama de substâncias, como as ocitocinas, que estimulam a contração uterina e o retorno dos órgãos ao seu estado pré-gravidez. "O aleitamento envolve um gasto calórico considerável, que corresponde a um treino em capacidade moderada de esforço", diz Tathiana.
3. Exercício pós-parto
Após o parto normal, a mulher pode voltar a se exercitar em duas semanas. Depois da cesárea, em um mês. "Em ambos os casos, o primeiro mês inspira cuidado, pois os hormônios estão voltando aos níveis normais. O exercício só deve ser reiniciado após a reavaliação médica e de maneira gradual", finaliza Tathiana.
4. Genética
Cada organismo responde de uma forma específica a alimentação, exercícios e variação hormonal. "Algumas mulheres podem perceber o resultado mais depressa e outras demoram. Foque o melhor para você e seu corpo. Não se compare com outras", alerta Marcelo Burlá, presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (Sgorj).
Inspire-se nas famosas
Dieta do amendoim? Sim, confira e invista!
O metabolismo pisa no acelerador
Isso quer dizer que o corpo gasta energia mais rápido, dissolvendo as indesejadas gorduras com grande eficiência, segundo pesquisa norte-americana da Universidade Purdue, na cidade de Lafayette, Indiana.
Gorduras do bem inundam o organismo
"As monoinsaturadas, por exemplo, que incluem o ômega-3, são as que mais estão presentes no amendoim", diz Daniela Jobst, nutricionista funcional, de São Paulo. "Esse ácido graxo tem ação anti-inflamatória, e isso impede que a gordura corporal, que é um processo inflamatório, se acumule principalmente na linha da cintura." Os fitoesteróis, gordura vegetal semelhante ao colesterol, mas, que, diferentemente deste, não é produzido pelo organismo, também se unem à tropa de choque antibarriga, reduzindo os níveis de glicose no sangue. Resultado: você emagrece.
O apetite fica sob rédeas curtas
"O amendoim ajuda a controlar o consumo de calorias vindas de outros alimentos", explica a nutricionista Vanderlí Marchiori, vice-presidente da Associação Paulista de Fitoterapia. Isso porque, além da gordura boa, o amendoim é rico em vitamina E (são 5 miligramas em três colheres de sopa, nada menos do que um terço das nossas necessidades diárias), outro nutriente que dá saciedade. Mais uma explicação para o efeito emagrecedor do petisco está no seu baixo índice glicêmico. Como todo carboidrato, o amendoim se transforma em açúcar na corrente sanguínea. Só que esse processo acontece lentamente. Ótimo porque, assim, o pâncreas não se vê obrigado a fabricar uma grande quantidade de insulina. Em doses moderadas, esse hormônio, incumbido de retirar o açúcar da circulação, não mostra seu lado mais perverso: o de aumentar o apetite e levar ao acúmulo de gordura. "O atributo emagrecedor do amendoim se deve também à boa dose de fibras, que preenchem o estômago e afastam a fome", completa Daniela Jobst.
Aplaca a ansiedade
Estudos mostram que existe um elo entre o nervosismo e o ganho de peso. A irritabilidade também interfere com hormônios que servem de estopim para o volume da barriga. O segredo que faz manter a calma e afasta a gordura está na arginina (veja em Arginina, Prazer em Conhecer), uma partícula proteica que promove o relaxamento.
Provas vivas
Mesmo em uma dieta sem restrição de calorias, o amendoim provou seu valor como um alimento que não faz o ponteiro da balança subir. Pesquisa norte-americana dividiu voluntários em três grupos. No primeiro, os participantes receberam uma dieta com 500 calorias a menos de gordura. Essas mesmas 500 calorias foram repostas com o consumo de amendoim. Ou seja, o total energético permaneceu o mesmo, mudando apenas a fonte das calorias. A segunda turma de voluntários consumiu uma dieta comum, que foi acrescida de 500 calorias vindas do amendoim. O terceiro grupo pôde introduzir o alimento na dieta como bem entendesse. Em nenhuma das três turmas, houve aumento significativo de peso. Segundo os pesquisadores, esse feito se deve à redução do apetite e à aceleração do metabolismo.
Atenção!
Isso não significa que você pode comer o amendoim até se fartar. Uma xícara do petisco (140 g) soma 500 calorias. Contente-se com uma colher de sopa (30 g), que tem 150. "Nessa quantidade, dá para comer todos os dias e obter todos os benefícios", garante Daniela Jobst. Mas ela adverte: "O alimento pode causar reações alérgicas, como dor de cabeça e desconforto gástrico, em pessoas mais suscetíveis". No Brasil, porém, estatísticas mostram que menos de 5% da população sofre desse tipo de alergia. "Por isso, o alimento é indicado também para crianças", diz Vanderlí Marchiori.
A forma mais saudável de consumir amendoim é torrá-lo em casa por dez minutos. "Assim, você evita o excesso de sal e a gordura vegetal hidrogenada, que acompanham o produto industrializado", orienta Daniela Jobst. A nutricionista também sugere o creme de amendoim sem açúcar, encontrado em lojas de produtos naturais. Se desejar, você pode fazer em casa também. Basta processar a oleaginosa com algumas gotas de óleo vegetal, em quantidades suficientes para obter uma consistência cremosa.
Petisco nutritivo
O amendoim é uma oleaginosa que, como o nome sugere, carrega óleos e gorduras. Mas também pode ser classificado como leguminosa, pois é um parente do feijão e da soja. Além de ajudar a emagrecer, tem bons nutrientes para o seu corpo:
· Dá uma força para a libido, pois as boas doses de zinco e vitamina E ajudam a produzir hormônios sexuais.
· Reduz os sintomas da TPM graças ao alto teor de magnésio, um relaxante natural que contribui para diminuir a irritabilidade porque regula reações nervosas. A memória também melhora.
· Garante a saúde e a beleza do cabelo, pois o magnésio participa da formação de proteínas, como a queratina, que constitui os fios capilares.
· Alivia cãibras em razão do potássio.
· Fortalece os ossos, um feito do potássio e também do magnésio (sem a dupla, o cálcio não vai para os ossos).
· Blinda as defesas do organismo novamente por causa do potássio e do magnésio, que, juntos, formam um escudo contra vírus e bactérias.
· Protege o coração, pois os fitosteróis varrem das artérias o LDL, o colesterol ruim, e melhoram os níveis do HDL, o colesterol bom.
Perigo oculto
Cuidado! O amendoim pode esconder o risco das aflatoxinas, substâncias produzidas por fungos, que se proliferam durante a secagem, o armazenamento e o empacotamento e abrem brechas no organismo para o desenvolvimento de doenças, como a hepatite B e o câncer de fígado. A olho nu, é impossível saber se o alimento está contaminado. Por isso, a recomendação é não consumir o amendoim vendido por ambulantes. Para maior segurança, procure na embalagem dos produtos industrializados o selo da Fundação Pró-Amendoim, que acompanha todas as etapas de produção - do plantio ao empacotamento. "A Abicab (Associação Brasileira de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) segue de perto os procedimentos de controle de qualidade dos fabricantes de amendoim e derivados, garantindo ao consumidor produtos livres de contaminação", explica André Guedes, vice-presidente do setor de amendoim da Abicab.
Uma das dietas líquidas mais eficazes.
Os destaques de seu cardápio
Atum
Em lata ou fresco, contém pouca gordura e é rico em proteína, ferro, magnésio, fósforo, selênio, vitamina B6, vitamina B12 e ômega-3, dando aquela força aos músculos.
Soja
Contém proteína de alta qualidade, gorduras boas (ômegas 3 e 6), fibras, vitaminas e minerais. Na forma de leite ou suco, é uma boa opção para a recuperação muscular pós-treino.
Café
A cafeína pode dar aquele empurrãozinho ao ânimo e turbinar o metabolismo e a queima de gordura. Mas consuma sem açúcar ou com adoçante para não adicionar calorias à dieta.
Pistache
Naquela hora que bate a vontade de comer alguma coisa, essa oleaginosa é bem-vinda. É altamente nutritiva, rica em gorduras boas e também agrega proteína.
Colágeno e gelatina
Têm alto teor de aminoácidos e vão bem em bebidas ou em sobremesas, ajudando a controlar o apetite, além de contribuírem para firmar a pele e fortalecer articulações, unhas e cabelo.
Confira o cardápio do sucesso:
OPÇÃO 1
CAFÉ DA MANHÃ (CERCA DE 250 CALORIAS)
Shake: 1 copo (250 ml) de leite desnatado ou de soja sem sabor batido com 2 col. (sopa) de whey protein + 1 xíc. (chá) de café* + 1 fatia de pão de fôrma integral light com + 1 col. (chá) de geleia de frutas light
LANCHE DA MANHÃ (CERCA DE 100 CALORIAS)
1 copo (250 ml) de suco de uma fruta verde (kiwi ou uva) batida com 2 folhas de couve e 1 col. (sopa) de colágeno em pó
ALMOÇO (CERCA DE 500 CALORIAS)
1 prato de salada de alface, agrião e rúcula, 4 tomates-cereja, 2 col. (sopa) de cenoura ralada, 1 fatia de abacaxi em cubinhos, 1 lata de atum light ou tiras de 1 filé de frango grelhado, 3 col. (sopa) de grãos (quinua, trigo, lentilha, soja, grão-de-bico) com 2 col. (sopa) de azeite batidas com um pouco de mostarda e manjericão
LANCHE DA TARDE (CERCA DE 200 CALORIAS)
1 banana amassada com 1 col. (sopa) de aveia e 1 col. (sopa) de whey protein
JANTAR (CERCA DE 350 CALORIAS)
1 prato de salada de alface, agrião e rúcula, 2 col. (sopa) de cenoura ralada, 1/4 de manga em cubinhos, 1 lata de atum light ou 1 posta de atum grelhado e 1 col. (sopa) de gergelim com molho shoyu
OPÇÃO 2
CAFÉ DA MANHÃ (CERCA DE 250 CALORIAS)
Bowl de frutas: 1/4 de papaia, 1 fatia de manga, 5 uvas e 1/2 kiwi, picados e cobertos com 1 pote de iogurte grego natural light + 2 ovos mexidos (se necessário, use manteiga light para untar) + 1 xíc. (chá) de café (adoçante opcional)
LANCHE DA MANHÃ (CERCA DE 100 CALORIAS)
1/3 de manga cortada em cubos com hortelã picada
ALMOÇO (CERCA DE 500 CALORIAS)
1 posta média de salmão assado ou 2 filés pequenos de peixe branco no papelote (ou grelhados) com 1 tomate e tiras de pimentões, 2 col. (sopa) de acelga ou espinafre refogado com 1 ovo cozido picado por cima, 1 prato (sobremesa) de salada de alface, 2 col. (sopa) de cenoura ralada, 1 col. (sopa) de linhaça e 1 col. (sopa) de molho de iogurte light
LANCHE DA TARDE (CERCA DE 200 CALORIAS)
1 porção pequena (20 g) de pistache ou amêndoa
JANTAR (CERCA DE 350 CALORIAS)
Estrogonofe: 2 filés de frango pequenos grelhados (sem formar crosta) e cortados em cubos, com 2 col. (sopa) rasas de maionese light e 1 col. (sobremesa) de ketchup, 1 xíc. (chá) de brócolis grelhados ou cozidos no vapor
OPÇÃO 3
CAFÉ DA MANHÃ (CERCA DE 250 CALORIAS)
1 tigela pequena (40 g) de cereal integral sem açúcar em flocos com + 1 copo (250 ml) leite desnatado ou de soja original e 1 banana picada
LANCHE DA MANHÃ (CERCA DE 100 CALORIAS)
1 porção pequena (20 g) de pistache ou de amêndoa
ALMOÇO (CERCA DE 500 CALORIAS)
3 col. (sopa) arroz integral, 1 concha de feijão, 4 col. (sopa) de picadinho de carne com cenoura e cogumelos, 1 ovo cozido, 3 col. (sopa) de couve ou escarola refogada com 1 fio de azeite e alho
LANCHE DA TARDE (CERCA DE 200 CALORIAS)
2 bisnaguinhas com 1 col. (sopa) de requeijão light, 1 xíc. (café) de café (adoçante opcional)
JANTAR (CERCA DE 350 CALORIAS)
3 col. (sopa) de carne magra moída, refogada com 1 tomate picado, 1 pimentão pequeno (ou 1/2 vermelho e 1/2 amarelo) e cebola e alho a gosto, 3 col. (sopa) de legumes em cubinhos (milho, vagem, cenoura) refogados
OPÇÃO 4
CAFÉ DA MANHÃ (CERCA DE 250 CALORIAS)
3 claras e 1 gema mexidas com 1 tomate pequeno picado + 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado* + 1/2 papaia + adoçante opcional
LANCHE DA MANHÃ (CERCA DE 100 CALORIAS)
1 pote de iogurte natural desnatado ou grego natural light batido com 1 taça de gelatina light pronta
ALMOÇO (CERCA DE 500 CALORIAS)
2 pedaços (peito e sobrecoxa) de galeto assado ou 2 filés pequenos de frango grelhado, 3 col. (sopa) de batata (yacon ou doce) assada com ervas e 1 fio de azeite, 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula com 1 tomate (assado ou cru) com 1 col. (sopa) de azeite
LANCHE DA TARDE (CERCA DE 200 CALORIAS)
1 copo (250 ml) de bebida de soja sem açúcar batida com 1/2 polpa de fruta congelada de sua preferência e 1 col. (sopa) de colágeno ou whey protein (o adoçante é opcional).
JANTAR (CERCA DE 350 CALORIAS)
1 hambúrguer de carne (feito com patinho moído, sal e pimenta) grelhado ou uma porção pequena de fraldinha na brasa, 1 prato (sobremesa) de vegetais grelhados ou refogados
Bella Falconi dá dicas de como se portar nas festas sem engordar.
1. Pegue pesado nos aeróbicos
Se você não quiser engordar de jeito nenhum, dez dias antes das festas (ou seja, comece hoje!), pegue mais pesado nos exercícios aeróbios e seja rígida na dieta. Assim, você chega ao almoço de Natal em déficit e pode comer sem preocupação.
2. Não deixe de fazer exercícios
As viagens não podem ser uma desculpa para você sair da sua rotina de exercícios. Aliás, você não pode entender as atividades físicas como uma punição, mas sim como um momento de prazer que você está dando de presente para o seu corpo. Exercite-se como se fosse qualquer outra época do ano.
3. Faça atividades na praia
Se estiver na praia, aproveite para caminhar, jogar bola, nadar, subir e descer de escadas e caminhar em locais íngremes. Trinta minutos de exercícios diários já fazem toda a diferença e você ainda vai ficar muito mais disposta para curtir o verão.
4. Coma antes de sair de casa
Nunca chegue morta de fome às festas, é a receita do desastre. Coma um pão integral ou um iogurte antes de sair para jantar na casa da família ou antes de servir o antepasto na sua casa. Assim, você evita cair de boca nos petiscos hipercalóricos como nozes, amendoins, castanhas, etc e consegue se controlar durante a refeição.
5. Fique longe dos petiscos
Se a vontade falar mais alto, afaste-se da mesa de comida ou deixe os potinhos de petiscos do outro lado da mesa, bem longe de você.
6. Faça uma desintoxicação
Se ficar longe não adiantar e nas refeições natalinas ou na ceia de ano novo você exagerar, beba muita água no dia seguinte e faça sucos verdes para desintoxicar. A dica é bater 1 pepino, meia maçã verde, espinafre ou couve e gengibre no liquidificador e optar por adoçantes naturais (sem aspartame) para deixar mais gostoso. Se tiver tempo, também é bom fazer de 30 a 40 minutos de exercícios aeróbios, como corrida ou bike, para suar bastante.
7. Se controle nas bebidas alcoólicas
Vodka e qualquer outro tipo de destilado é muito calórico! Quando quiser acompanhar os amigos, tome vinho com gelo. O gelo derrete e dilui o vinho, dando a impressão de que você bebeu mais, com a metade das calorias.
8. Intercale um gole de bebida alcóolica com outro de água.
Assim a água preenche o estômago e sobra menos espaço para a bebida e para as calorias. Uma caipirinha de limão, por exemplo, tem 370 kcal, em média.
9. Habitue-se a olhar rótulos de tudo que você come e bebe.
Ninguém está falando para você ser a antissocial da galera, mas veja qual cerveja ou quais petiscos têm menos calorias e escolha este.
10. Seja realista
Pensar só em regime durante as festas é fora da realidade, se já é difícil não engordar, imagine então emagrecer? O segredo é não ficar encanada. Você pode até dar uma engordada leve, mas depois compensa nos dias seguintes.
Confira os melhores fast foods para o emagrecimento.
McDonald's
Premium Salad
O mix de folhas é servido com cenoura ralada, tomate e nozinhos de mussarela. Tem 11% da quantidade diária de gordura que uma pessoa saudável pode ingerir.
Ficha técnica:
Calorias: 104
Carboidrato: 3,4 g
Proteína: 8,6 g
Gordura total: 6,2 g
Gordura saturada: 3,7 g
Fibras: 3,7 g
Sódio: 200 mg
Burger King
Cheesebúrguer com bacon
Surpresa? Claro que não se compara a uma salada. Mas, se a ideia é cair de boca em um sanduíche, saiba que a versão tradicional do cheeseburguer não leva tanta vantagem sobre essa. A quantidade de calorias é praticamente a mesma e aqui a concentração de sódio é menor.
Ficha técnica:
Calorias: 379
Carboidrato: 31 g
Proteína: 8,6 g
Gordura total: 18 g
Gordura saturada: 7 g
Fibras:
Sódio: 878 mg
Subway
Sanduíche de atum
Com pão nove grãos, alface, tomate, cebola, pimentão e pepino. Bom para maneirar na gordura saturada e ingerir uma boa dose de fibras fundamental para o controle de peso e para o bom funcionamento do organismo.
Ficha técnica:
Calorias: 375
Carboidrato: 56,2 g
Proteína: 19,5 g
Gordura total: 8,4 g
Gordura saturada: 2,9 g
Fibras: 2,9 g
Sódio: 927 mg
Habibs
Charuto de folha de uva
Procure pelas outras especialidades árabes que a casa oferece além das esfirras. O charuto, recheado com arroz e carne moída, é um prato igualmente saboroso, só que mais nutritivo. O mesmo vale para a abobrinha e o tabule.
Ficha técnica:
Calorias: 263
Carboidrato: 19 g
Proteína: 16 g
Gordura total: 14 g
Gordura saturada: 5 g
Fibras: 3,4 g
Sódio: 1 403 mg
BoB's
Salada Tropical com tiras de hambúrguer
Você não abandona o hambúrguer, mas inclui as folhas na jogada. Aqui tem alface americana e repolho roxo, além de cenoura, tomate e croûton.
Ficha técnica:
Calorias: 289
Carboidrato: 10 g
Proteína: 16 g
Gordura total: 22 g
Gordura saturada: 10 g
Fibras: 4,8 g
Sódio: 643m g
Conheça a dieta da batata doce e perca até 1,5kg por semana.
A batata-doce é ótima para quem deseja ter energia para fazer exercícios e não passar fome. Saudável, nutritiva e saborosa, seca até 1,5 kg por semana. Isso porque tem dois diferenciais em relação a outros carboidratos. O primeiro é o baixo índice glicêmico. "Ou seja, sua energia é liberada lentamente no corpo e a chance de virar gordura é menor. Além disso, aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais para sentir fome", explica a nutricionista Betina Ettrich. O segundo é a presença do amido resistente, "componente que não sofre digestão e comporta-se como uma fibra insolúvel, retardando a absorção de açúcar e gordura, evitando o aumento de LDL (colesterol ruim)", diz a nutricionista Catarina Stocco. Troque o pãozinho pela batata doce para emagrecer.
Os benefícios da batata-doce
Embora mais calórica que a batata-inglesa, muito comum na mesa do brasileiro, ela tem maior concentração de nutrientes - vitaminas A, B e C, fibras e sais minerais. Veja a comparação:
Cardápio para perder 1,5 kg por semana
A nutricionista Catarina Stocco elaborou três sugestões de cardápio com batata-doce. Se você seguir direitinho, pode perder até 6 kg em um mês. Para não enjoar, varie as proteínas (carnes magras, peixes, frango, ovos e queijos) e capriche na salada. E atenção: nas refeições em que você comer a batata-doce, não inclua nenhum outro tipo de carboidrato. O tubérculo já fornece energia suficiente. Quando seu prato não levar a batata, inclua "carboidratos bons", como arroz, mandioca, macarrão e pães sempre integrais.
DIA 1
CAFÉ DA MANHÃ
1 copo de suco verde (bata no liquidificador 1 folha de couve + 1 fatia de gengibre + 1 maçã verde com 150 ml de água ou água de coco) / 1 fatia grossa de batata-doce cozida
LANCHE DA MANHÃ
1 castanha-do-pará / 1 amêndoa
ALMOÇO
Salada de agrião com tomate e pepino à vontade, temperada com 1 col. (sobremesa) de azeite de oliva, limão e cheiro- verde a gosto / 1 prato (sobremesa) de brócolis cozido al dente / 1 batata-doce pequena cozida e temperada com hortelã / 1 bife de frango grelhado / 1 fatia de abacaxi
LANCHE DA TARDE
1 fatia grossa de coco fresco / 1 ameixa vermelha
JANTAR
Salada de folha verde à vontade com tomate e rabanete / 2 col. (sopa) de grão-de-bico / 1 filé grande de peixe assado com tomate, cebola e orégano
CEIA
1 xícara de chá de erva-doce
DIA 2
CAFÉ DA MANHÃ
1 xícara de chá de granola sem açúcar com ½ pote de iogurte desnatado / 2 morangos picados
LANCHE DA MANHÃ
1 col. (sobremesa) de uvas-passas / 1 col. (sobremesa) de semente de girassol
ALMOÇO
Salada de rúcula à vontade com tomate- cereja à vontade, temperada com 1 col. (sobremesa) de azeite de oliva extravirgem / 3 col. (sopa) de purê de 1 batata-doce / 1 filé de carne magra acebolada / 3 col. (sopa) de vagem com alho e salsinha à vontade / 1 col. (sobremesa) de uvas-passas
LANCHE DA TARDE
1 fatia grossa de batata-doce cozida / 1 copo de água de coco
JANTAR
Salada com folhas de rúcula, repolho roxo, cenoura ralada e tomate picado à vontade / 1 lata de atum (conservado em água ou em óleo)
CEIA
1 xícara de chá de camomila
DIA 3
CAFÉ DA MANHÃ
1 xícara de café ou chá de ervas / 1 fatia de pão integral com 2 fatias de peito de peru
LANCHE DA MANHÃ
1 fatia de melão com hortelã
ALMOÇO
Salada de escarola com talos de salsão e cenoura ralada à vontade, temperado com 1 col. (sobremesa) de azeite de oliva e 1 col. (sobremesa) de vinagre balsâmico / 1 batata-doce assada com especiarias a gosto / 1 filé de peixe assado com alecrim e gotas de limão
LANCHE DA TARDE
1 col. (sopa) de semente de girassol / 2 amêndoas + 2 castanhas-do-pará
JANTAR
1 omelete preparado com dois ovos, 1 cenoura ralada, 1 col. (sopa) de farinha de aveia temperada com sal, pimenta e ervas a gosto / Salada de folhas verdes com 1 tomate e 1 pepino à vontade
CEIA
1 xícara de chá de hortelã
Invista na paleolítica para emagrecer
Dietas e exercícios inspirados nos homens das cavernas, assim como a febre do crossfit, continuam em plena ascensão. E ainda há novidades sobre o plano alimentar baseado na era paleolítica. A edição de dezembro de WOMEN'S HEALTH mostrou um estudo sueco que descobriu que as mulheres que apostaram nele perderam peso, diminuíram o tamanho dos quadris e ainda baixaram os níveis de colesterol.
Alimentação intuitiva
A dieta paleolítica, que inclui carnes, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas), frutas e vegetais, é amada por seus devotos, mas é importante focar em uma importante nota de rodapé: nossos ancestrais não faziam regimes. Era muito mais simples: quando havia comida disponível, eles ingeriam tanto quanto precisavam para sentirem-se com energia.
"A dieta paleo não conta calorias. Você está com fome? Come. Desde que os alimentos sejam preferencialmente orgânicos e não processados. Há uma boa pergunta a fazer: sua bisavó reconheceria esse alimento? Ela saberia o que é pipoca de micro-ondas, salsicha ou lasanha congelada? Não. Então, esses itens não entram na dieta", completa Bernardo Camargo, coach de crossfit na BSB Crossfit, de Brasília.
Dê uma olhada nas diferenças entre a pirâmide tradicional e a pirâmide da dieta Paleolítica:
Conheça a receita do famoso suco verde...
Letícia Spiller, Giovanna Antonelli, Jessica Biel, Demi Moore... Essas são apenas algumas das famosas que se renderam aos benefícios dos sucos verdes, com poucas calorias e altas doses de vitaminas e minerais. "A bebida é diurética, desintoxicante, anti-inflamatória, energética e nutritiva", diz a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, do Rio de Janeiro. A seguir, três receitas para diferentes objetivos. Todos devem ser batidos no liquidificador e coados se for preciso.
Desintoxicante
1 maçã fuji ou verde/1 folha de couve/1 pedaço de gengibre/1 rodela de abacaxi/1 colher (sopa) de semente de chia/100 ml de água gelada.
Revitalizante
1 folha de couve/1 colher (sopa) de polpa de maracujá/cenoura/200 ml de água de coco gelada.
Diurético e digestivo
2 rodelas grossas de abacaxi/1 colher (sopa) de salsinha/1 colher (sopa) de hortelã picada/2 colheres (sopa) de couve/150 ml de água de coco.
Conheça a melhor opção para sua dieta...
Apesar de o chocolate meio amargo (com mais de 50% de cacau) ter quase as mesmas calorias que a versão ao leite, ele satisfaz mais com menos e, por isso, acabou conquistando um bom número de chocólatras preocupadas com o peso. Agora é a vez de a alfarroba ganhar a atenção de quem vive preocupada com a alimentação. Nas redes sociais, essa vagem com sabor próximo ao do cacau tem sido apontada como uma alternativa menos calórica ao chocolate. Mas será que a troca vale a pena? As nutricionistas Vanderlí Marchiori, de São Paulo, e Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro, listam os benefícios de uma opção e de outra para que você faça a sua escolha. Compare e eleja o seu chocolate.
Alfarroba
É mais leve: por ter menos gordura, oferece 4 calorias em 1 grama e o cacau 9. Rica em vitaminas B1 e B2, ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína. Também é fonte de vitamina A (protege a pele e a visão), fibras (saciam e estimulam o intestino), cálcio e magnésio (minerais que, juntos, melhoram a mobilidade dos músculos, o que faz da alfarroba uma opção interessante principalmente para quem malha).
Outra vantagem: naturalmente adocicada, exige menos adição de açúcar no preparo do "chocolate". Mas fique atenta ao rótulo, pois outros ingredientes podem transformar a alfarroba num doce gordo. E cuidado: o gosto mais suave de chocolate pode fazer com que você precise de vários pedaços para se sentir satisfeita.
Chocolate meio amargo
É estimulante: rico em teobromina, o chocolate com cacau extra estimula o cérebro e melhora o humor. Já os antioxidantes, da família dos flavonoides, ajudam a desinflamar as células e, com isso, reduzem a resistência do organismo à perda de peso. Fonte de energia rápida, o chocolate é uma boa opção para antes e depois do exercício.
Outra vantagem: o chocolate meio amargo costuma ser feito com cacau, açúcar e leite, mas já existem versões diet e sem lactose. O sabor é intenso e, por isso, deixa você feliz com uma porção pequena do doce. Aliás, intercalar chocolate com cacau extra e alfarroba é um bom treino para as chocólatras vencerem o vício do chocolate ao leite e, aos poucos, consumir apenas os 30 gramas diários recomendados.
Nova versão da famosa dieta Dukan.
A Dukan foi reformulada! A dieta ganhou receitas que ajudam a driblar a fome e a acabar com aquela vontade louca de comer doce: um sorvete e uma musse que não engordam e são muito fáceis de fazer, e um potente chá que seca a barriga e ajuda a detona as gordurinhas. Para quem ainda não conhece, a dieta Dukan é dividida em quatro partes: fase de ataque, fase cruzeiro, fase da consolidação e fase da estabilização permanente. Só na fase de ataque, que dura até sete dias, dá para perder até 5 kg. "É uma dieta que começa baseada em proteínas, como carnes sem gorduras, clara de ovo e queijo branco. Isso deixa você satisfeita e ajuda a quebrar a gordura", afirma a nutricionista Alexandra Marinho. ",Beba bastante água. É ela que vai fazer a faxina no organismo", completa. Outra orientação é fazer exercícios diariamente para ter o efeito desejado. Dicas anotadas? Confira agora as receitas para turbinar sua dieta:
Musse engana-fome
Ingredientes
2 xícaras (chá) de água gelada + 2 xícaras (chá) de leite em pó desnatado + 1 pacote de suco light de limão
Modo de preparo
Bata os ingredientes na batedeira até obter um creme pastoso. Depois, leve ao congelador até ganhar a consistência de musse. Mantenha na geladeira. É docinho e fica igual à receita tradicional. Ninguém acredita que ali não tem creme de leite, diz a ex-BBB Paulinha.
Sorvetinho esperto
Ingredientes
250 ml de leite desnatado líquido + 3 colheres (sopa) de leite em pó desnatado + 1 gema + 3 claras + Adoçante em pó + ½ sachê de suco em pó light de qualquer sabor
Modo de preparo
Junte o leite líquido, o leite em pó, a gema e o adoçante a gosto em uma panela. Leve ao fogo e deixe ferver, misturando sempre. Quando engrossar, desligue e deixe esfriar. Bata as claras em neve. Quando estiverem bem consistentes, coloque adoçante a gosto. Continue batendo até ficar bem firme. Junte as claras em neve com o creme. Misture bem. Se quiser sabor, coloque o suco em pó e misture. Ponha em forminhas de sorvete. Leve ao freezer por três horas.
Chá seca-barriga
Ingredientes
5 paus de canela + 2 pedaços pequenos de gengibre + 2 colheres (sopa) de folhas de hibisco + 3 cravos + 500 ml de água
Modo de preparo
Em uma panela, adicione a canela, o gengibre e a água. Ferva por três minutos. Desligue e junte o hibisco. Antes de consumir, tampe e deixe em infusão por cinco minutos. Bônus: Vale dizer que o gengibre tem ação anti-inflamatória e favorece a perda de peso. Já a canela e o cravo melhoram o sistema digestivo e reduzem os níveis de açúcar no sangue. O hibisco estimula o funcionamento do intestino e ajuda também na eliminação da gordura. A orientação é beber 500 ml por dia, entre as refeições. Anotou?
Se ligue na dica
A maioria das seguidoras da famosa dieta Dukan (estima-se que existam atualmente mais de 30 milhões delas ao redor do mundo) se baseia no programa de emagrecimento online. O endereço é dietadukan.com. Por lá, você encontra informações sobre o método do médico francês Pierre Dukan e pode acompanhar sua evolução gratuitamente! Na página oficial, há uma aba com a bandeira do Brasil que leva você para um site com o conteúdo todo em português. Bem legal. E mais: não deixe de entrar no site dietaereceitas.com.br, que traz pratos alternativos para quem está fazendo o regime. De lá saíram o sorvete que não engorda e o potente chá seca-barriga desta reportagem.
Veja como seguir a dukan turbinada!
São quatro fases que vão mudar seus hábitos alimentares. Se seguir direitinho, você verá resultados a partir do terceiro dia. E nada de ultrapassar o número de dias recomendado na primeira fase, viu?
Fase de ataque
É a fase mais radical, tem duração de dois a sete dias e nela só são permitidos alimentos proteicos. Você perde peso rápido: de 1 a 5 kg. Faça ao menos 20 minutos de caminhada diária. São permitidos: carnes magras, peito de peru ou frango, frutos do mar, iogurtes, queijos ou leite desnatado e ovos.
Fase do cruzeiro
Nesta fase, legumes e verduras são gradualmente adicionados ao cardápio. Ela deve ser seguida até você atingir o peso desejado. Consuma aqui 500 ml do chá seca-barriga ao dia. Os legumes permitidos são: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos, escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e todos os vegetais folhosos. A dica é ingerir, além da proteína, um prato de sobremesa deles no almoço e outro no jantar. Faça ao menos 30 minutos de caminhada por dia.
Fase da consolidação
O objetivo agora é inserir outros alimentos sem engordar, o que geralmente acontece após a perda de peso rápida. Essa fase tem duração de dez dias para cada quilo perdido até aqui. Se perdeu 5 kg, ficará 50 dias nela. Nessa etapa são introduzidos uma porção diária de pão integral e, duas vezes na semana, 200 g de massa integral, 125 g de batata ou arroz e 1 colher (sopa) de cereais, como aveia e linhaça. E, dia sim, dia não, uma fruta inteira ou uma fatia (no caso de melão e melancia). Faça 25 minutos de caminhada.
Fase de estabilização permanente
Pode respirar aliviada que a partir daqui nada mais é proibido, amiga. Essa fase é baseada em três regras básicas: a repeticão da fase de ataque uma vez por semana, a prática de atividade física todos os dias (Dukan indica 20 minutos diários de caminhada) e o consumo de 3 colheres (sopa) de aveia por dia, fibra turbinada que ajuda a manter o intestino funcionando e auxilia no controle do peso. Essa combinação é o segredo para não voltar a engordar (nunca) mais.
Por que a dieta funciona tão bem?
O grande diferencial é que a cada fase você surpreende o organismo com novos grupos de alimentos e isso faz com que o metabolismo acelere a queima de calorias. No começo, são apenas carnes, aves e peixes, depois entram legumes e verduras e, por último, alimentos como pães e massas integrais. Tá aí a grande sacada do médico francês.
Invista no emagrecimento com seu marido:
1. Caminhar sozinha é bom, mas com ele pode ser melhor!
Um bom incentivo para sair do sofá é chamar seu marido para dar uma volta depois do trabalho. Observe a região do seu bairro. Com certeza você encontrará uma pracinha ou avenida arborizada para fazer com ele um percurso agradável. Aproveite o horário de verão para sair no fim do dia. E lembre-se da garrafinha de água!
2. Descubra com ele outros prazeres além da comida
Churrasquinho em família é uma delícia, né? O problema é quantos eventos desse tipo você costuma frequentar... Sobremesas e alimentos gordurosos sabotam a dieta que vocês fizeram durante dias! Se o fim de semana for cheio de festas, sugira ao marido trocar a pizza com cerveja da sexta por um cinema. Ou vá direto para a dica 3!
3. Faça mais sexo
Tem jeito mais gostoso de emagrecer? Esse tipo de exercício a dois elimina até 250 calorias a cada 30 minutos. Se a noite promete, fique atenta à refeição que vier antes: comer demais antes de transar diminui o tesão. Que tal jejuar por algumas horas?
4. Mude os hábitos devagar
Para emagrecer, é recomendável trocar o arroz branco pelo integral, e seu marido pode torcer o nariz no início. Mas, aos poucos, dá para incluir carnes mais magras e outros alimentos saudáveis na dieta. Troque refrigerantes por sucos naturais e invista em receitas menos calóricas, pelo menos durante a semana. Incentive-o a comer a cada três horas e faça o mesmo!
5. Fuja dos alimentos proibidos
Crie uma lista de alimentos proibidos e não os compre! Amendoim com cerveja é ótimo, mas vicia. Quem aguenta parar depois de um punhado? Prefira petiscos magros!
6. Tome água antes de cada refeição
Ingerir no mínimo 2 litros de água pode fazer você e seu marido economizarem 200 calorias por dia. Que tal combinar com ele de tomar um copo de 300 ml antes de cada refeição? A água preenche o estômago e aumenta a saciedade. Um estudo americano revela: pessoas que tomam água antes de comer perdem peso 30% mais rápido. Dica para quem adora um chopinho: antes de virar o copo, mate a sede com água!
7. Coma sem ver TV
Todo mundo come sem perceber na frente da televisão. Isso é mais comum ainda depois que as crianças vão dormir. Respeitem os horários das refeições e converse com seu marido sobre a importância de ter a família reunida ao menos na hora do jantar. E desligue a TV!
Conheça o mix de ervas que vai mudar sua vida.
É verdade que algumas ervas possuem propriedades que auxiliam na perda de peso, mas é preciso a indicação de um especialista sobre quais as espécies seguras para a saúde, quanto consumir e de que modo. "Existem plantas que eliminam o inchaço, melhoram o intestino, aceleram o metabolismo e reduzem a ansiedade. No entanto, se usadas indiscriminadamente, podem provocar cólicas e até sobrecarregar o fígado", alerta a nutricionista especializada em fitoterapia Mariana Duro, de São Paulo. Outro cuidado é em relação às quantidades: ultrapassar a ingestão de mais de cinco xícaras por dia pode diminuir a absorção de diversos nutrientes pelo organismo. Pesquisa da Universidade de Campinas (SP) revela que o chá verde, por exemplo, baixa a assimilação de ferro e a tendência é levar à anemia.
Seleção natural
Para tirar o máximo proveito das ervas na hora de afinar a cintura, o indicado é compor um mix com elas e consumi-lo na mesma dose. Conheça abaixo a variedade de tipos e escolha uma erva de cada grupo.
Diuréticas
Cavalinha, hibisco ou pata-de-vaca. Aumentam a circulação de líquidos no organismo e a vontade de urinar, o que favorece a liberação de toxinas. Resultado: acabam com o inchaço e diminuem o aspecto casca de laranja da celulite.
Aceleradoras de metabolismo
Chá verde, branco ou vermelho. "Possuem ação termogênica, ou seja, aumentam a temperatura corporal e mantêm a circulação ativa, o que gasta calorias. Também agem como anti-inflamatório, estimulando o organismo a queimar gordura", afirma a nutricionista Pâmela Miguel (RJ).
Desintoxicantes
Dente-de-leão, alcachofra ou carqueja. Favorecem a eliminação de toxinas do fígado, promovendo uma verdadeira limpeza no organismo.
Redutoras de ansiedade
Mulungu, jasmim ou melissa. Essas plantas são tranquilizantes e dão a sensação de bem-estar. Mais calma, você tende a ter menos fome ou ataques de gula, e os níveis de cortisol (hormônio do stress) também reduzem, evitando o ganho de peso.
Modo de preparo:
Depois de escolher um tipo de cada grupo de erva (exemplo: hibisco + melissa + vermelho + dente-de-leão), faça o seu chá emagrecedor. Você deve tomar quatro xícaras por dia. Ah, os chás podem ser comprados em lojas de produtos naturais. Coloque 1 litro de água filtrada numa panela e leve ao fogo alto. Quando começar a levantar fervura, desligue a chama e acrescente o mix de ervas escolhido - use a medida de 1 colher (sopa) para toda a mistura das ervas secas. Tampe a panela por cinco minutos. Depois coe e tome gelado (ou frio ou morno).
Atenção: o chá não pode ser reaquecido depois de frio, portanto, para manter a temperatura quente, armazene a bebida numa garrafa térmica. O chá gelado deve ser acondicionado na geladeira. Seja como for, consuma em, no máximo, dez horas após o preparo.
Secagem rápida
Este cardápio elaborado pela nutricionista Mariana Duro é composto de alimentos com baixo índice glicêmico (pouco açúcar) e anti-inflamatórios (para evitar o inchaço). O chá deve ser ingerido sempre nos intervalos das refeições, que possuem 1 200 calorias por dia. O plano pode ser seguido por um mês.
CARDÁPIO
CAFÉ DA MANHÃ
1/2 mamão papaia ou 1 banana amassada + 1 colher (sobremesa) de linhaça dourada em grão germinada (deixada de molho com 1/2 xícara de água por 12 horas) + 1 xícara (chá) de café + 1 fatia de pão de forma integral tostado ou 2 torradas integrais + 1 ovo mexido
ENTRE O CAFÉ E O LANCHE
1 xícara (chá) do mix de ervas
LANCHE DA MANHÃ
1 fatia de melão ou abacaxi + 1 castanha-do-pará
ENTRE O LANCHE E O ALMOÇO
1 xícara (chá) do mix de ervas
ALMOÇO
1/2 prato (mesa) de folhas verdes variadas com 1/2 tomate picado e 1/4 de cebola picada + 2 colheres (sopa) de arroz integral ou arroz 7 grãos + 2 colheres (sopa) de feijão ou lentilha + 1 pedaço médio de carne cozida ou 1 filé de frango grelhado + fatias de abobrinha grelhada
ENTRE O ALMOÇO E O LANCHE
1 xícara (chá) do mix de ervas
LANCHE DA TARDE
1 taça média de salada de frutas com 1 colher (sopa) de aveia em flocos
ENTRE O LANCHE E O JANTAR
1 xícara (chá) do mix de ervas
JANTAR
1/2 prato (mesa) de folhas verdes variadas com 1 colher (sopa) de cenoura ralada e 1 colher (sopa) de rabanete ou pepino ralado + 1 batata-doce cozida ou 1 pedaço médio de mandioca cozida + 1 filé de peixe médio grelhado ou 1 lata de atum sem o óleo
CEIA
1 laranja-lima em gomos ou 1 pera
Invista nos substitutos do trigo
Quando se trata de farinha, nem todas são do mesmo saco. Produtos feitos com amêndoas, soja e grãos andinos invadiram recentemente as prateleiras de lojas especializadas e supermercados - e, cá entre nós, vale a pena experimentá-los. "As farinhas têm fibras em sua composição. Elas promovem a saciedade, diminuindo o apetite", explica a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, em São Paulo. De acordo com a especialista, essas substâncias também melhoram o funcionamento intestinal e ainda auxiliam no controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue. Conheça alguns tipos de farinha e saiba como consumi-los.
Shake, Shake, Shake!
Peneirar ajuda a separar resíduos e arejar a farinha, deixando-a mais suave e fina. Resultado: bolos e pães menos quebradiços ou secos. Sem peneira? Despeje a farinha em um coador de malha de metal fino e mexa suavemente.
Farinha de Amêndoa
Contém proteínas, gorduras saudáveis e 35% da recomendação nutricional diária de vitamina E, um agente antirradical livre muito badalado. Lembrete: você deve refrigerar ou congelar essa farinha depois de abrir a embalagem para evitar sua oxidação.
Melhor para: empanar frango e peixe, almôndegas, bolos, pratos que levam migalhas de pão ou para substituir até um quarto da farinha branca de bolos, panquecas e biscoitos.
Por ¼ de xíc. (chá): 160 calorias, 14 g de gordura (1 g de saturada), 6 g de carboidrato (1 g de açúcar), 0 mg de sódio, 3 g de fibra, 6 g de proteína. Sem glúten.
Farinha de Quinua
Ela disponibiliza uma proteína completa. Ou seja, provê todos os aminoácidos essenciais, incluindo o triptofano, que está por trás da sensação de bem-estar. Além disso, a farinha de quinua é rica em ômegas 3 e 6, dupla gordurosa que previne problemas cardiovasculares. Para evitar o sabor naturalmente amargo do grão andino, triture a farinha e asse-a em uma folha vegetal a 100 ºC por dez minutos. Mas, para desfrutar de todos os seus predicados, é aconselhável optar pelo grão inteiro.
Melhor para: enriquecer biscoitos e bolos. A quinua em flocos ou grãos preserva ainda mais os fatores benéficos.
Por ¼ de xíc. (chá): 110 calorias, 1,5 g de gordura (0 g saturada), 18 g carboidrato (0 g de açúcar), 8 mg de sódio, 2 g de fibra, 4g de proteína. Sem glúten / Grão integral.
Farinha de Linhaça
A versão estabilizada preserva as gorduras insaturadas (ômegas 3 e 6), que auxiliam no aumento do nível do HDL, o bom colesterol. A farinha de linhaça é outra que dispõe de fibras e de todas as benesses aí embutidas.
Melhor para: enriquecer pães, massas de bolos, tortas e empanar assados. Pode ser consumida com frutas e saladas.
Por ¼ de xíc. (chá): 96 calorias, 1,8 g de gordura (0,5 g de gordura saturada), 8 g de carboidrato, 8 mg de sódio, 3 g de fibra, 6,8 g de proteína. Sem glúten.
Farinha de Soja
Fornece cálcio, fibras e mais que o triplo de proteína do que a farinhabranca. Um de seus diferenciais é a presença de isoflavonas, que combatem os sintomas da TPM e da menopausa.
Melhor para: engrossar molhos em geral e sopas. Em receitas não fermentadas, até um terço da farinha de soja pode entrar como substituta da similar branca.
Por ¼ de xíc.(chá): 120 calorias, 6 g de gordura (1 g de saturada), 8 g de carboidrato (2 g de açúcar), 0 mg de sódio, 3 g de fibra, 10 g de proteína. Sem glúten.
Farinha de Cevada
Está lotada de fibras, que agem em prol do intestino e derrubam os níveis de gordura e glicose na circulação sanguínea. Sem contar que tem magnésio e selênio de sobra. O primeiro mineral está envolvido no relaxamento muscular. O outro dá uma senhora rasteira nos radicais livres. Prefira as versões com grãos inteiros.
Melhor para: biscoitos macios, pães e panquecas, que ficam menos massudos com essa alternativa.
Por ¼ de xíc. (chá): 110 calorias, 0 g de gordura, 23 g de carboidrato (0 g de açúcar), 3 mg de sódio, 5 g de fibra, 3 g de proteína. Grão integral.
Farinha de Chia
Rica em nutrientes com ação antioxidante e proteínas de fácil digestão, ela é do time dos farináceos com fibras que dão um olé na fome e contribuem para o bom trabalho intestinal. Quer mais? A farinha de chia tem doses de ômega-3, gordura que faz um bem danado ao cérebro.
Melhor para: preparo de pães e bolos. Vai bem com vitaminas, iogurte e saladas.
Por ¼ de xícara: 100 calorias, 10 g de carboidrato*, 3,5 g de proteína, 5,3 g de gordura (0,4 g de gordura saturada), 7 g de fibra, 4,5 mg de sódio. Sem glúten.
Como organizar sua geladeira pra emagrecer.
Aprenda a driblar o pecado da gula fazendo mudanças na organização da cozinha. Além de facilitar a vida ao preparar os alimentos, você vai ganhar saúde e perder peso. Experimente!
5 erros que atrasam o emagrecimento
Guardar salgadinhos em sacos ou potes enormes
Por que é uma fria?
Armazenar amendoim e outros petiscos em sacos plásticos faz você perder a noção da quantidade que vai comer. Ao encher a mão, pode ingerir até 600 calorias de uma vez! Anote: apenas uma xícara (chá) de amendoim japonês tem 500 calorias!
Vire o jogo
Na hora de servir ou guardar petiscos, deixe-os em potes pequenos. Quanto menores, melhor! Além de ficar mais bonito, você acabará comendo menos sem nem perceber!
Dica do nutrólogo
"Troque salgadinhos e amendoim por tremoço, que tem 88 calorias a cada 100 g. É gostoso e rico em proteínas e fibras."
Ter pratos e copos muito grandes
Por que é uma fria?
Servir macarronada num prato enorme (e fundo) faz as pessoas comerem muito mais. O mesmo vale para as bebidas. Copos grandes sempre vão contribuir para haver exageros.
Vire o jogo
Quando comprar louças, copos ou travessas, escolha modelos menores. E, na hora de se servir, coloque pequenas porções no seu prato.
Dica do nutrólogo
"Em vez de servir um pedaço de bolo enorme, experimente colocar duas fatias bem finas deitadas num prato menor. Você comerá menos."
Colocar frutas e legumes no fundo do refrigerador
Por que é uma fria?
É fácil esquecer das alternativas saudáveis se elas ficam guardadas naquele gavetão da geladeira que ninguém abre. Largados ali, estes alimentos muitas vezes estragam antes mesmo de chegarem à mesa.
Vire o jogo
Quanto mais fresco o ingrediente a ser usado, mais nutritivo será o seu prato. Mantenha os legumes e as verduras lavados e sempre prontos para o consumo.
Dica do nutrólogo
"Variar os ingredientes e fazer pratos coloridos é mais prazeroso e saudável. Conservar bem legumes e verduras e consumi-los dentro do prazo ainda ajuda a evitar doenças."
Manter a despensa bagunçada
Por que é uma fria?
Cozinha desarrumada não é convidativa e faz com que você prepare os alimentos sempre com pressa. Já manter o espaço em ordem facilita o preparo da comida e dá mais ânimo para incrementar os pratos e deixar de lado os industrializados.
Vire o jogo
Invista na compra de utensílios mais práticos e guarde-os em ordem, para que estejam sempre à mão.
Dica do nutrólogo
"Pratos com boa apresentação são mais apetitosos. Sirva legumes em palito ou picadinhos. Ter um bom ralador ou descascador de legumes por perto ajuda na hora de preparar uma salada incrementada."
Deixar de planejar as refeições da semana
Por que é uma fria?
Durante a semana, é difícil pensar em pratos saudáveis depois de cada dia de trabalho. O mais comum é acabarmos fritando um ovo ou mandando ver no macarrão instantâneo. Lavar salada? Nem pensar!
Vire o jogo
No sábado, pense em alternativas rápidas e saudáveis para o jantar de todos os dias da semana seguinte e compre apenas os ingredientes necessários.
Dica do nutrólogo
"Deixe frutas e legumes pré-cozidos e cortados na geladeira. Assim você ganha tempo na hora de preparar um jantar mais saudável."
Dicas para diminuir a vontade de comer doces:
1. Tenha sempre chicletes sem açúcar na bolsa.
"Eles vão fazer com que a serotonina, substância relacionada ao prazer, seja liberada e reduzirão a vontade exagerada de comer doce", ensina a nutricionista Vivian Goldberger, do Portal Cartilha Cor de Rosa.
2. Se bater aquela vontade desesperada por um docinho... cheire um pedaço de chocolate!
Os receptores do seu cérebro responsáveis pelas sensações de prazer serão enganados e a compulsão por doces, controlada.
3. Consuma alimentos ricos em triptofano.
A substância que age na produção de serotonina, ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade e ainda controla a vontade de açúcar. "Aposte em aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral e castanha-dopará", ensina a nutricionista.
4. Mexa-se!
A prática de exercícios estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o mesmo efeito causado pelos doces.
5. Olhe para outro lado!
Evite ter doces à vista em casa e fuja dos programas de culinária da TV que convidam para ataques noturnos à geladeira.
6. Coma de três em três horas.
Quando a fome dispara, você sente uma vontade incontrolável por doces e carboidratos.
7. Tome café da manhã, sim!
Pular essa refeição aumenta o desejo por guloseimas. Ela garante disposição para as atividades do dia, evitando que seu organismo busque energia em outras fontes, como nos doces.
8. Modere nos carboidratos.
A ingestão de massas e pães libera insulina no sangue. E esse hormônio ativa a região cerebral responsável pelo apetite.
9. Vá de frutas!
Os doces contêm um açúcar chamado sacarose, que tem absorção rápida. Já as frutas contêm frutose, que demora para ser absorvida pelo organismo e, por isso, prolonga a sensação de saciedade.
10. Evite a ansiedade e o estresse.
Procure fontes de prazer que sejam isentas de açúcar. Sexo, por exemplo! Bem-feitinho, ele pode até queimar algumas calorias, que tal?
E se cair em tentação?
Controle a quantidade! Procure comer doce em pequenas porções e somente uma vez ao dia. Os que têm castanhas ou frutas são ricos em fibras e gorduras boas, que fazem com que o açúcar seja absorvido lentamente, controlando o desejo e evitando ataques. "Comer como sobremesa também ajuda, já que as fibras de alimentos como verduras e legumes absorvem o açúcar, levando-o para fora do organismo e evitando os picos de insulina, que podem provocar acúmulo de gordura abdominal", alerta Vivian. Já se você pratica atividade física regularmente, deixe para comer um docinho uma hora antes do treino. As calorias serão queimadas sem dificuldade.
Confira os riscos da famosa "assaltada na geladeira"
Fazer uma visitinha à geladeira de madrugada pode ser muito perigoso. Pesquisas mostram que muitas mulheres ingerem metade das calorias diárias durante ou depois do jantar. Mais: um segundo estudo descobriu que um terço das pessoas consomem 15% de suas calorias diárias depois das 23 horas. E as consequências do ataque noturno não se restringem ao ganho de peso: ele atrapalha os níveis do hormônio do sono, confunde o hormônio da saciedade e pode até mesmo aumentar os níveis de insulina. Para driblar esses danos, você pode aumentar a ingestão de alimentos durante o dia, desligar a TV e o tablet mais cedo (olhar para a tela pode estimular seu desejo por comida) e evitar bebidas estimulantes, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas por pelo menos quatro horas antes de dormir.
Leia a íntegra da reportagem abaixo:
"Geralmente a serotonina, hormônio do bem-estar e do equilíbrio emocional, tende a cair a partir das 17, 18 horas. Isso faz com que as pessoas tenham mais compulsões depois desse período", explica Daniela Jobst, nutricionista e consultora da revista Womens Health. Fora isso, existe a famosa lei da compensação. "Você procura uma recompensa pelo estresse do dia, um alimento que a faça se sentir bem e sem privações", completa Daniela. E quanto mais desejo, menor será a satisfação, levando a um consumo cada vez maior.
Piloto automático
Alguns estudos mostram que comer muito à noite diminui a produção de dois hormônios-chave: melatonina e leptina. O primeiro é o hormônio do sono, que faz você ficar sonolenta e ir para a cama (níveis baixos deixam você em alerta). Já níveis reduzidos de leptina, o hormônio da saciedade, faz com que seu cérebro não receba a mensagem de que você já está satisfeita. Em outras palavras, quanto mais você comer, menos vai dormir. E, quanto menos dormir, mais lanches irá fazer. Manter esse ciclo assim por muito tempo pode causar privação de sono e, eventualmente, aumento de ansiedade, depressão e declínio cognitivo. "Além disso, o hábito pode gerar uma dependência, um vício pela compulsão noturna", diz Daniela Jobst.
Talvez o mais alarmante seja que esse ciclo também pode aumentar os níveis de insulina (o hormônio que faz o açúcar gerar energia nas células). De acordo com um novo estudo, publicado na revista internacional Current Biology, seu corpo começa a se desligar à noite e aí as células se tornam mais resistentes ao efeito da insulina. Resultado: se você mandou ver à noite, provavelmente, tem uma quantidade elevada de açúcar no sangue, que no longo prazo pode, associado a outros fatores, desencadear uma diabetes. Pior ainda, seu corpo tende a armazenar excesso de açúcar na forma de gordura - e, quanto mais gordura, maior a resistência à insulina, aumentando o risco para diabetes e doenças cardíacas.
Acerte os ponteiros
Surpreendentemente, o primeiro passo não é cortar tudo o que você come no fim da noite. "Você precisa de energia para manter o metabolismo em funcionamento. Em quatro horas de jejum, ele começa a diminuir", diz a endocrinologista Patricia. Ou seja, o ideal é fazer um lanche antes de ir para a cama, principalmente se você costumar dormir tarde da noite.
Aumentar a ingestão de alimentos durante o dia também funciona. "Refeições equilibradas irão reprogramar seu corpo e assim deixá-lo menos ansioso para pedir comida à noite", explica Patricia. "O segredo está nas suas escolhas", completa. Comece com um café da manhã com, pelo menos, 400 calorias, incluindo 50% de carboidrato, 30% de gordura e 20% de proteína. Estudos mostram que se alimentar bem pela manhã ajuda a diminuir a quantidade de comida que você consome ao longo do dia. Segundo a endocrinologista, você pode usar essa mesma proporção para todas as refeições. Se sentir fome entre elas, pode recorrer a lanchinhos. Procure por opções que tenham entre 100 e 150 calorias e cerca de 7 g de proteína.
Altere sua rotina
Além do novo planejamento alimentar, é fundamental que você mude sua rotina. Pesquisas mostram que pessoas que vão para a cama depois da meia-noite acabam consumindo 500 calorias extras. Então, desligue a TV ou o tablet cedo - olhar para essas telas pode estimular seu desejo por mastigar!
Você pode não ser capaz de quebrar o hábito de comer à noite imediatamente, e isso é ok. Apenas consuma menos calorias durante e depois do jantar e deixe seu corpo fazer uma pausa tranquila até o dia seguinte - isso é fundamental e o caminho mais saudável para você!
Evite bebidas estimulantes, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas por pelo menos quatro horas antes de dormir.
Mate a fome, e não sua saúde!
Pintou aquela fome desesperada de madrugada? Escolha uma das opções de lanchinhos abaixo, sugeridas pelo nutrólogo Thiago Volpi, do Espaço Volpi. Elas vão saciar a larica sem detonar sua saúde.
1 fatia de pão 100% integral + 1 colher de sopa de geleia sem açúcar
OU
· 1 Polenguinho light + 4 damascos secos
1 iogurte 0% gordura + 1 colher de sopa de semente de chia
OU
· 1 xícara de café de castanhas + 1 colher de sopa de goji berry desidratado
Confira um guia de algumas substâncias naturais.
Café verde (Coffea robusta)
Por que funciona: o ácido clorogênico presente no extrato impede que o organismo utilize o açúcar dos alimentos como fonte de energia. Assim, o corpo é obrigado a utilizar o estoque de gordura como combustível. E ainda tem cafeína, que ajuda a acelerar o metabolismo.
Contraindicações: pessoas com hipertensão, hipertireoidismo e gastrite.
Evodia extract evo (Evodia rutaecarpa Benth)
Por que funciona: o fruto da evodia possui evodiamina, um alcaloide que, como a capsaína (presente nas pimentas), pode acelerar o metabolismo e auxiliar na queima da gordura. Seus compostos também reduzem a resistência à insulina. E, quando esse hormônio cumpre seu papel de fazer a glicose entrar nas células, ela não fica sobrando no organismo, o que previne picos de fome e estoque de gordura.
Contraindicações: hipertensos e insones.
Guggul (Commiphora mukul)
Por que funciona: usada na medicina aiurvédica, a planta indiana turbina o metabolismo e ajuda a queimar gordura. Ensaios clínicos mostraram que ela estimula a glândula tireoide, auxiliando na perda de peso. Em estudo conduzido por pesquisadores norte-americanos da Universidade de Nebraska, voluntários que tomaram 750 miligramas por dia e combinaram exercícios aeróbicos com treinos de força três vezes por semana perderam, em média, 3 quilos em 45 dias. Já os que fizeram os mesmos exercícios, mas não consumiram a erva, eliminaram de 250 gramas a meio quilo no mesmo período.
Contraindicações: pessoas com hipertiroidismo ou doença de Crohn.
Laminaria japonica (Laminaria japonica)
Por que funciona: também conhecida como kombu, essa alga marinha contém fucoxantina, que converte gordura, principalmente a que fica armazenada no abdômen, em energia. Além do efeito termogênico, regula as funções intestinais.
Contraindicações: pessoas com alterações na tireoide, cardiopatas, hipertensos e em tratamento com corticoides. Pode haver sintomas tóxicos por acúmulo de iodo.
Raspberry ketone (Rubus idaeus)
Por que funciona: os compostos fenólicos da framboesa vermelha têm efeito emagrecedor porque agem sobre a adiponectina, um hormônio produzido no tecido adiposo que controla a ingestão alimentar, entre outras funções.
Contraindicações: embora seu efeito sobre o metabolismo na redução de gordura corporal tenha sido comprovado em alguns estudos, há muito ainda a ser avaliado acerca de seus efeitos colaterais.
Reischi (Ganoderma lucidum)
Por que funciona: esse cogumelo, originário da China, tem antioxidantes que agem contra processos inflamatórios desencadeados pela gordura e elimina toxinas, que se alojam no tecido adiposo, causando as engordativas inflamações e dificultando a perda de peso. Também auxilia na redução do açúcar no sangue. Menos glicose em circulação é sinônimo de menor quantidade de insulina. A planta ainda melhora a imunidade e aumenta a energia, o que favorece aqueles dois bons hábitos capazes de eliminar quilos a mais: comer direito e fazer ginástica.
Contraindicações: alérgicos ao cogumelo, pessoas com problemas gástricos que façam uso de aspirina e com pressão alta. Evite tomar após o cafezinho (há o risco de causar agitação).
Spirulina pacífica havaiana (Platensis Arthrospira)
Por que funciona: rica em fibras, melhora o funcionamento do intestino e ameniza a fome. Também é cheia de clorofila, pigmento desintoxicante, fundamental na perda de peso.Pesquisas confirmam que essa alga estimula a flora intestinal, favorecendo a ação dos lactobacilos e das bifidobactérias, micro-organismos do bem que habitam o aparelho digestivo, promovendo uma digestão saudável e o bom funcionamento do intestino. Também fornece carboidratos complexos, minerais (ferro, magnésio, manganês, zinco, cobre, selênio e cromo) e vitaminas do complexo B, A e K. Todos esses predicados fazem da spirulina um suplemento com alto valor nutricional.
Contraindicações: não são conhecidas.
Para ganhar músculos
Avena sativa (Avena sativa)
Por que funciona: Avena sativa é o nome científico da aveia integral. Ela contém saponina, um fitoquímico que estimula a hipófise a aumentar os níveis de testosterona e liberar o hormônio luteinizante (LH), importante para os músculos. Também oferece zinco, mineral essencial para a produção de testosterona. Na forma de alimento, seria necessária uma quantidade muito grande para que surtisse efeito no ganho de massa magra.
Contraindicações: não são conhecidas.
Eurycoma longfolia (E. longfolia jack)
Por que funciona: o extrato dessa erva originária da Malásia, também conhecida como tongkat ali, possui cerca de 22% de peptídeos, fragmentos de aminoácidos que estimulam a produção de testosterona. Como têm boa biodisponibilidade, são facilmente absorvidos pelas células musculares.
Contraindicações: pessoas que sofrem de insônia e/ou irritabilidade.
Ginseng (Panax sp)
Por que funciona: popularmente conhecido como ginseng coreano, possui propriedades estimulantes e vasodilatadoras, diminui a fadiga crônica e favorece o fornecimento de nutrientes para o músculo. Mais: ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminui o cortisol (que prejudica o ganho de massa muscular), é antioxidante, ativa o sistema imunológico e estimula a produção de testosterona. Contraindicações: pessoas hipertensas e/ou com infecções renais.
Pycnogenol (Pinus pinaster)
Por que funciona: o extrato da casca do pinheiro marítimo francês é um antioxidante 50 vezes mais potente do que a vitamina E e 20 vezes mais do que a vitamina C. Além de neutralizar os radicais livres, o pycnogenol pode aumentar a produção do óxido nítrico, substância que dilata os vasos, favorecendo o fluxo sanguíneo e melhorando o desempenho durante o treino de força. Os músculos, menos fatigados e com maior poder de recuperação, agradecem.
Contraindicações: não são conhecidas.
Teanina (theanine)
Por que funciona: esse aminoácido é extraído das folhas do chá verde e promove o relaxamento físico e mental. Por essa razão, e também porque modula o cortisol, que é o hormônio do stress, pode até reduzir o mau humor. A substância também estimula a produção do hormônio do crescimento (GH), que é secretado durante o sono e contribui para o ganho muscular.
Contraindicações: para pacientes sensíveis a algum componente da fórmula.
Tribulus (Tribulus terrestris)
Por que funciona: contém flavonoides, alcaloides e saponinas - que, segundo estudos clínicos, estimulam a secreção de testosterona. Também pode aumentar os teores de estrogênio e do hormônio luteinizante (LH), que contribuem para o aumento da massa magra.
Contraindicações: mulheres com histórico de câncer de mama.
Urtiga dioica (Urtica dioica)
Por que funciona: impede a conversão da testosterona em estrogênio, o que aumenta os níveis do hormônio masculino no organismo. Também atende pelo nome de stinging nettle root.
Invista na dieta da biomassa e nas bananas verdes e perca até...
4 kg em 15 dias.

A biomassa de banana verde é um purê espessante, sem gosto, que substitui cremes e farinhas no preparo de alimentos. É possível fazer tortas, bolos, sobremesas, risotos e sucos usando a biomassa e incorporá-los no seu cardápio diário para emagrecer.
Por que banana verde?
Ela contém uma substância chamada amido resistente, que não é digerido pelas enzimas gástricas, e ainda possui baixo índice glicêmico. Após ingerido, o amido chega com suas moléculas inteiras ao intestino grosso, onde é fermentado. Esse processo é lento e atrasa a digestão, o que promove saciedade. Quando a absorção de carboidratos é mais vagarosa, não há pico de insulina no sangue e, assim, a pessoa não fica com vontade de comer e beliscar o tempo todo, explica a culinarista funcional Lidiane Barbosa, de São Paulo. Depois de ingerido, o amido resistente é eliminado pelo bolo fecal junto com parte da gordura e do açúcar consumidos nas refeições.
As vantagens da biomassa
O amido presente na polpa da banana verde ainda não se transformou em açúcar, como na fruta madura. Por isso não engorda quando é absorvido pelo organismo. Outro benefício é a grande quantidade de fibras existentes. Elas alimentam as bactérias benéficas do intestino, que se fortificam e se transformam em uma barreira contra a entrada de substâncias maléficas, como a gordura. Dessa forma, o intestino funciona como um reloginho e auxilia na perda de peso, diz Lidiane. E não é só: a prevalência das bactérias boas evita doenças, como câncer no intestino e prisão de ventre.
Como fazer em 8 passos
1. Corte as bananas uma a uma do cacho (a quantidade é a gosto, você pode preparar meia ou uma dúzia). Cuide para que o corte seja bem rente ao talo, evitando assim que o alimento fique exposto e sofra alguma contaminação durante o cozimento.
2. Lave cada banana com casca com água e sabão e, em seguida, enxágue bem.
3. Numa panela de pressão, coloque água até a metade ou o suficiente para cobrir as bananas. Leve a panela ao fogo alto, sem a tampa, para a água ferver.
4. Após levantar fervura, mergulhe as bananas. Atenção: é muito importante a água estar fervendo, pois o choque térmico é essencial para tornar o amido resistente.
5. Tampe a panela. Quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue.
6. Deixe que toda a pressão saia naturalmente da panela, não acelere o processo nem abra a tampa.
7. Terminada a saída da pressão, destampe a panela e descasque as bananas ainda quentes - a temperatura alta facilita a tarefa. Use pegadores, garfo e faca.
8. Bata as bananas descascadas no liquidificador, acrescente um pouco de água, se necessário, para obter uma pasta. Está pronta a biomassa.
Como armazenar
Guarde a massa somente depois de esfriar. O ideal é dividi-la em porções e acondicioná-las em sacos plásticos próprios para congelamento. Coloque em cada saco a medida de uma xícara (chá), que será a quantidade mais utilizada nas receitas. Na hora de descongelar, faça assim:
· Abra o saquinho e ponha a polpa numa panela com o fundo coberto com água.
· Leve ao fogo baixo e vá mexendo até que a polpa volte a ficar lisinha como antes de congelar.
· Se sobrar biomassa descongelada, guarde na geladeira num pote de vidro hermeticamente fechado.
Dica: para shakes e sucos você pode usar a polpa congelada, uma vez que essas preparações são feitas no liquidificador.
A biomassa de banana verde é um purê espessante, sem gosto, que substitui cremes e farinhas no preparo de alimentos. É possível fazer tortas, bolos, sobremesas, risotos e sucos usando a biomassa e incorporá-los no seu cardápio diário para emagrecer.
Por que banana verde?
Ela contém uma substância chamada amido resistente, que não é digerido pelas enzimas gástricas, e ainda possui baixo índice glicêmico. Após ingerido, o amido chega com suas moléculas inteiras ao intestino grosso, onde é fermentado. Esse processo é lento e atrasa a digestão, o que promove saciedade. Quando a absorção de carboidratos é mais vagarosa, não há pico de insulina no sangue e, assim, a pessoa não fica com vontade de comer e beliscar o tempo todo, explica a culinarista funcional Lidiane Barbosa, de São Paulo. Depois de ingerido, o amido resistente é eliminado pelo bolo fecal junto com parte da gordura e do açúcar consumidos nas refeições.
As vantagens da biomassa
O amido presente na polpa da banana verde ainda não se transformou em açúcar, como na fruta madura. Por isso não engorda quando é absorvido pelo organismo. Outro benefício é a grande quantidade de fibras existentes. Elas alimentam as bactérias benéficas do intestino, que se fortificam e se transformam em uma barreira contra a entrada de substâncias maléficas, como a gordura. Dessa forma, o intestino funciona como um reloginho e auxilia na perda de peso, diz Lidiane. E não é só: a prevalência das bactérias boas evita doenças, como câncer no intestino e prisão de ventre.
Como fazer em 8 passos
1. Corte as bananas uma a uma do cacho (a quantidade é a gosto, você pode preparar meia ou uma dúzia). Cuide para que o corte seja bem rente ao talo, evitando assim que o alimento fique exposto e sofra alguma contaminação durante o cozimento.
2. Lave cada banana com casca com água e sabão e, em seguida, enxágue bem.
3. Numa panela de pressão, coloque água até a metade ou o suficiente para cobrir as bananas. Leve a panela ao fogo alto, sem a tampa, para a água ferver.
4. Após levantar fervura, mergulhe as bananas. Atenção: é muito importante a água estar fervendo, pois o choque térmico é essencial para tornar o amido resistente.
5. Tampe a panela. Quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue.
6. Deixe que toda a pressão saia naturalmente da panela, não acelere o processo nem abra a tampa.
7. Terminada a saída da pressão, destampe a panela e descasque as bananas ainda quentes - a temperatura alta facilita a tarefa. Use pegadores, garfo e faca.
8. Bata as bananas descascadas no liquidificador, acrescente um pouco de água, se necessário, para obter uma pasta. Está pronta a biomassa.
Como armazenar
Guarde a massa somente depois de esfriar. O ideal é dividi-la em porções e acondicioná-las em sacos plásticos próprios para congelamento. Coloque em cada saco a medida de uma xícara (chá), que será a quantidade mais utilizada nas receitas. Na hora de descongelar, faça assim:
· Abra o saquinho e ponha a polpa numa panela com o fundo coberto com água.
· Leve ao fogo baixo e vá mexendo até que a polpa volte a ficar lisinha como antes de congelar.
· Se sobrar biomassa descongelada, guarde na geladeira num pote de vidro hermeticamente fechado.
Dica: para shakes e sucos você pode usar a polpa congelada, uma vez que essas preparações são feitas no liquidificador.
Mentiras sobre a gravidez, mitos!
1. Carne crua ou mal passada transmite toxoplasmose
Verdade. A gestante deve evitar esse tipo de alimentação, principalmente se ela não for imune à doença toxoplasmose, que pode causar abortos e má formação fetal. As principais tentações a serem evitadas são o carpaccio e o kibe cru.
2. Comida japonesa pode causar aborto e má formação
Mito. "O peixe não faz parte do ciclo de vida do protozoário da toxoplasmose", explica Caroline Fernandes, nutricionista do Instituto Nascer, em Belo Horizonte. Mesmo assim, é importante estar atenta à higienização da comida para evitar risco de intoxicação alimentar. "Isso não causará problemas para o bebê, mas é um desconforto para a gestante."
3. Verduras e legumes são proibidos
Mito. Se bem lavados, não há problemas. Mas como não é possível saber ao certo como é a higienização em cada restaurante, evite comer saladas na rua. "Em casa, coloque verduras, legumes e frutas com casca de molho no cloro. Para cada litro de água, adicione uma colher de sopa de cloro. Deixe por 20 minutos e enxague com água corrente", orienta Caroline.
4. Não pode tomar café durante a gravidez
Mito. "Com moderação não tem problema", diz Carolina. O permitido é até duas xícaras por dia. "Mais que isso deve ser evitado, porque a cafeína passa a barreira placentária e atrapalha a absorção de ferro e cálcio." Durante a amamentação, também não se deve extrapolar essa dose, porque o bebê pode receber o estimulante pelo leite. Além do cafezinho preto, nessa situação estão os chás verde e preto, mate e refrigerante de cola.
5. Adoçantes devem ser evitados
Mito. Açúcar em excesso pode fazer com que você desenvolva diabete e pressão alta por causa do aumento do peso, que é um grande fator de risco para a gestação. Por outro lado, pesquisadores já provaram que adoçantes não oferecem risco. Opte pelos adoçantes à base de sucralose, que são os que apresentam melhores resultados para as gestantes.
6. Cerveja preta aumenta a produção de leite
Mito. O álcool é absorvido pelo leite materno, ou seja, seu bebê também estará ingerindo esse tipo de bebida. Durante a gestação, o álcool também ultrapassa a barreira placentária, chegando até o feto.
7. O uso de suplementos deve ser interrompido
Verdade. Os termogênicos devem sempre ser proibidos, pois são à base de cafeína e, em excesso por atrapalhar o desenvolvimento do feto. "Durante a gestação, evitamos o uso de suplementos, mas em alguns casos específicos é possível montar um programa alimentar que inclui whey protein e BCAA", explica Caroline. Consulte seu médico e nutricionista para avaliar as possibilidades.
8. Comer canjica faz produzir mais leite
Mito. O mais importante é que a mãe esteja bem hidratada. "Esse mito surgiu porque a mulher fica mais calma quando recebe atenção, como quando preparam uma canjica para ela", explica Caroline. Essa tranquilidade ajuda na produção de leite. "Os hormônios da amamentação não são produzidos em situações de stress e cansaço". Apesar de não aumentar a produção de leite, a canjica não tem nenhuma contraindicação.
Assinar:
Postagens (Atom)